Para dar assistência a mais de 18% da população gaúcha, um novo ambulatório foi inaugurado no Hospital Regional de Santa Maria na tarde desta sexta-feira (7). O ambulatório da Pessoa Idosa é o primeiro do Estado com esta finalidade e deve atender a quase 3 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Inauguração
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)
O anúncio do serviço foi realizado no hall do Bloco C da instituição, na presença da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann; o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT); o prefeito de Santa Maria em exercício, Rodrigo Décimo (PSL); prefeito Jorge Pozzobom (PSDB); o secretário de Saúde de Santa Maria e presidente do Conselho de Secretárias Municipais do Estado (Cosems), Guilherme Ribas, entre outras autoridades da Região.
Representando o Instituto de Cardiologia, que gestiona atualmente o hospital, o diretor científico Oscar Pereira falou sobre a importância do investimento em assistência a este grupo. Conforme a Secretária Estadual de Saúde (SES), a população idosa consome 33% dos recursos do SUS destinados a internações. Arita explica que o ambulatório atenderá pessoas a partir de 60 anos, que forem classificadas como perfil três.
– São aqueles que tem mais dificuldade de caminhar, que não tem tanta autonomia, que tem alguma dificuldade de ordem emocional, auditiva ou visual. A partir de 60 anos, ele vai ter uma avaliação e cuidado especial. Mas, sempre a triagem é feita no posto de saúde da comunidade – afirma Arita.
Um dos momentos de celebração do evento foi proporcionado pelo coral do grupo Afinidade – Amigos Fiéis da Nova Idade de Santa Maria. À convite do hospital, o grupo composto por integrantes com idades entre 60 e 90 anos encantou o público com algumas canções.
– Um dos objetivos do nosso grupo é fortalecer a identidade do idoso e essa apresentação é muito importante. Estamos nos apresentando dentro das limitações que temos, mas fazemos isso com muito amor – conta uma das integrantes do coral, Ondina de Oliveira Alves, 88.
Além da inauguração do ambulatório, foram entregues certificados referentes ao Selo UBS Amigo do Idoso para unidades de saúde da Região Central. Veja quais foram as contempladas:
Cacequi
UBS Albino Portela
Dilermando de Aguiar
Unidade de Saúde Central
Júlio de Castilhos
Ambulatório Castelo Branco
Pinhal Grande
Posto de Saúde ESF Limeira
Quevedos
UBS Quevedos
Santa Maria
Posto de Saúde ESF Lídia
São Vicente do Sul
Centro de Saúde do Idoso Cecconi
Toropi
Posto de Saúde ESF Toropi
Tupanciretã
ESF 01
Ambulatório
Pelo novo serviço, serão ofertadas 188 consultas por mês para pacientes de municípios da Região Central, encaminhados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Conforme o diretor técnico do Hospital Regional de Santa Maria, Vinícius Menegola, os primeiros atendimentos do ambulatório ocorreram ainda na quinta-feira (6). A importância da iniciativa é destacada pelo profissional:
– Aqui, podemos dar um atendimento de qualidade para essa parcela de população que nos cuidou tanto, porque chegou a hora de darmos a contrapartida. Então, aqui, eles vão ter um norte e esperamos cada vez mais ampliar esses atendimentos para que uma maior parcela de idosos seja beneficiada com este serviço.
Por conta da demanda, foram contratados médicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para reforçar a equipe multiprofissional da instituição. O ambulatório deve trabalhar com os seguintes eixos:
assistencialmatriciamentoeducação permanente para a Atenção Primária em Saúdepesquisa clínica operacional
Desde a abertura do hospital em 2018, este é quarto ambulatório criado. Atualmente, a instituição conta com clínica cirúrgica, de Cardiologia e de Doenças Crônicas, no qual são atendidos pacientes com diabetes e hipertensão.
Equipe multiprofissional do Hospital Regional, que trabalhará no novo ambulatório, posa para uma foto ao lado da secretaria Arita Bergmann e do prefeito de Santa Maria em exercício, Rodrigo Décimo
Arianne Lima – [email protected]
Leia todas as notícias